Processamento Autiditivo
O sistema auditivo pode ser inicialmente classificado em periférico e central. O núcleo coclear é o mais caudal da estruturas centrais. O limite entre o sistema auditivo central e o periférico é o espaço sináptico entre os axônios distais do nervo auditivo e os corpos celulares donúcleo coclear. O sistema auditivo periférico é constituído pelas orelhas externa, média e interna além do nervo auditivo até sua junção com o núcleo coclear. Uma lesão é chamada de retrococlear periférica quando acomete o nervo autivo, sem acometimento do tronco cerebral. Existem características clínico-patológicas próprias que podem ser individualizadas para lesões eem cada segmento da via auditiva.
Via auditiva periférica
Divide-se em orelha externa,média, interna e nervo auditivo.
Orelha externa
é formada pelo pavilhão auditivo, meato acústico externo e membrana timpânica.
Pavilhão auricular – é irregularmente côncava su superfície, inclinada para frente e com inúmeras saliências e depressões.
Meato acústico externo – inicia-se na concha e estende-se até a mebrana timpânica,em um trajeto aproximado de 2,5 cm.
Orelha média
É formada pela caixa do tímpano ou cavidade timpânica, forrada pelo musculo periósteo, os ossículos, os músculos e ligamentos.
Orelha interna
É formada por duas porções interligadas pelo vestíbulo: a cóclea relacionada à audição, que faz conexão com a porção central do sistema auditivo pelo nervo coclear e a outra porção ligada ao equilíbrio, composta peloscanais semicirculares, osáculo e o utrículo.
Via auditiva central
Núcleo coclear- é o primeiro núcleo auditivo localizado na via central, ele contém os neurônios auditivos secundários que recebem informações vindas da cóclea e transmitidas via gânglio de Corti.
Complexo olivar superior – recebe fibras nervosas predominantemente contralaterais. É formado pelo núcleo olivar superior lateral, núcleo olivarsuperior medial e núcleo trapezóide.
Lemnisco lateral – recebe fibras predominantemente da via contralateral e projeta-se para o leminisco lateral do outro lado pela comissura de Probst.
Tálamo e córtex Cerebral
O colículo inferior possui fibras nervosas aferentes que se dirigem para o tálamo e o córtex temporal superior ipsilateral.
Via auditiva eferente
Troca informações reciprocamente por meio de um controle de feedback realizado em praticamente todos os seus níveis.
Os mais vendidos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em Destaque
Esclerose Lateral Amiotrofica : Um depoimento
Meu 2017 começou e nunca tive tantos compromissos marcados (ainda que fossem exames ou consultas). Descobri exames tão desconfortáveis e t...

Postagens mais visitadas
-
GLOSSÁRIO Acústica : Ciência e técnica relativa ao estudo das vibrações sonoras, à sua produção, à sua propagação e aos seus efei...
-
A Fonoaudiologia é uma área da saúde responsável pela prevenção, avaliação, orientação e tratamento de problemas relacionados à linguagem ...
-
PEA – avalia a atividade na via auditiva, desde o nervo auditivo até o córtex cerebral, em resposta a um estímulo ou evento acústico. As ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário