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AUDIOMUDEZ FISIOLÓGICA


O termo “audiomudez”  foi introduzido para designar a criança com boa audição, mas que não fala. É um distúrbio raro da evolução da linguagem, que foi descrito sob diversos nomes. Alguns o designam como “afasia cogênita”  e outros preferem reunir o conjunto destes distúrbios graves no quadro das “disfasias”, ou ainda de comportamento afasóide.
Tipos de audiomudez
          Audiomudez disprática – a linguagem é profundamente alterada, a articulação impresica, as palavras deformadas, o vocabulário pobre e o discurso agramático.
          Audimudez com prevalência dos distúrbios da organização temporal – aproxima-se do precedente porém  as possibilidades de abastração à base de estruturação espacial  parecemconservadas, enquanto as provas de ritmo apresentam resultados nulos.
          Audimudez com problemas complexos de percepção auditiva – as crianças   uma grande dificuldade em perceber, dentro de uma organização fonênima,qual o valor semântico dos sinais sonoros. Sua dificuldade com as mensagens acústicas pode fazê-las passar por crianças hipoacúsicas ou crianças autistas.
          Quanto a simatologia, podem ser distinguidos dois grupos:
          Sem problemas de percepção (mais motor): vocabulári opobre, má coordenação motora, dificuldade no esquema corporal-espacialidade e temporalidade e com o ritmo, problemas afetivos.
          Com problemas de percepção (mais sensorial): fala com ecolalia e jargão ou totalmente mudo, sem problemas de motricidade, sem lateralidade definida, organização temporoespacial imatura.
Fonte: Atraso de linguagem de Regina Jakubovicz.




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