O termo “audiomudez” foi introduzido para designar a criança com
boa audição, mas que não fala. É um distúrbio raro da evolução da linguagem,
que foi descrito sob diversos nomes. Alguns o designam como “afasia
cogênita” e outros preferem reunir o conjunto
destes distúrbios graves no quadro das “disfasias”, ou ainda de comportamento
afasóide.
Tipos de audiomudez
Audiomudez
disprática – a linguagem é profundamente alterada, a articulação impresica, as
palavras deformadas, o vocabulário pobre e o discurso agramático.
Audimudez
com prevalência dos distúrbios da organização temporal – aproxima-se do
precedente porém as possibilidades de
abastração à base de estruturação espacial
parecemconservadas, enquanto as provas de ritmo apresentam resultados
nulos.
Audimudez
com problemas complexos de percepção auditiva – as crianças uma grande dificuldade em perceber, dentro
de uma organização fonênima,qual o valor semântico dos sinais sonoros. Sua
dificuldade com as mensagens acústicas pode fazê-las passar por crianças
hipoacúsicas ou crianças autistas.
Quanto
a simatologia, podem ser distinguidos dois grupos:
Sem
problemas de percepção (mais motor): vocabulári opobre, má coordenação motora,
dificuldade no esquema corporal-espacialidade e temporalidade e com o ritmo,
problemas afetivos.
Com
problemas de percepção (mais sensorial): fala com ecolalia e jargão ou
totalmente mudo, sem problemas de motricidade, sem lateralidade definida,
organização temporoespacial imatura.
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