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DISFASIA






          Atraso considerável de linguagem acompanhado de um atraso no desenolvimento. Existe, no entanto, uma considerável confusão nosológica. Entre alguns conceitos foi excolhido para este texto a seguinte “ criança que apresenta um distúrbio de integração da linguagem sem d sensorial oufonat´rio, mas que se comunica com dificuldade apesar de não haves retardo mental”.

          Aspectos de compreensão

          parecem compreender, mas só compreendem elementos concretos e familiares. Apresentam dificuldades com elementos em série, seguir ordens complexas, com a memória auditiva, ccom a sintemporalidade e causalidade.

          As crianças disfásicas apresentam dificuldades em organizar sua linguagem, usando frases curtas, independentes umas das outras e ditasna ordem em que o movimento do pensamento as suscita. A compreensão verbal é sempre melhor que a expressão oral.

          A percepção da fala, como a aquisição do sistema fonológico, é sempre muito lenta e incompleta havendo distorção de fonemas, omissões e imaturidades na diadococinesia (agilidade orofacial). Pode haver problemas na evocação de classes e categoriais que se traduzirá na expressão oral por interrupções constantes e por substituições de palavras. A nível sintático a evolução é muito lenta, com frases agramáticas que irão perdurar por muito tempo. O número médio de unidades por enuciado é sempre abaixo da média de outras crianças da mesma idade e o aumento do enunciado é feito lenta e gradualmente.



Fonte: Atraso de linguagem de Regina Jakubovicz.

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