Atraso
considerável de linguagem acompanhado de um atraso no desenolvimento. Existe, no
entanto, uma considerável confusão nosológica. Entre alguns conceitos foi
excolhido para este texto a seguinte “ criança que apresenta um distúrbio de
integração da linguagem sem d sensorial oufonat´rio, mas que se comunica com
dificuldade apesar de não haves retardo mental”.
Aspectos
de compreensão
parecem
compreender, mas só compreendem elementos concretos e familiares. Apresentam
dificuldades com elementos em série, seguir ordens complexas, com a memória
auditiva, ccom a sintemporalidade e causalidade.
As
crianças disfásicas apresentam dificuldades em organizar sua linguagem, usando
frases curtas, independentes umas das outras e ditasna ordem em que o movimento
do pensamento as suscita. A compreensão verbal é sempre melhor que a expressão
oral.
A
percepção da fala, como a aquisição do sistema fonológico, é sempre muito lenta
e incompleta havendo distorção de fonemas, omissões e imaturidades na
diadococinesia (agilidade orofacial). Pode haver problemas na evocação de
classes e categoriais que se traduzirá na expressão oral por interrupções
constantes e por substituições de palavras. A nível sintático a evolução é
muito lenta, com frases agramáticas que irão perdurar por muito tempo. O número
médio de unidades por enuciado é sempre abaixo da média de outras crianças da
mesma idade e o aumento do enunciado é feito lenta e gradualmente.
Fonte: Atraso de linguagem de Regina
Jakubovicz.
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