Os mais vendidos

LINGUA E LINGUAGEM

O termo língua refere-se a todo sistema de sinais que pode ser utilizado como meio de comunicação. A produção de uma mensagem lingüística consiste na realização vocal de uma seqüência de léxicos. O ritmo de aquisição das palavras varia entre as crianças. Algumas aprendem palavras novas seguindo um ritmo regular, enquanto outras passam por picos de aquisição. A aquisição de uma linguagem consiste em aprender a colocar em pratica os elementos que constitui a língua, bem como suas regras de combinação (PUYUELO et al., 2007).


A comunicação não ocorre a partir das primeiras palavras, está presente desde o nascimento, o recém-nascido busca a voz humana e demonstra prazer ao escutá-la. Durante os primeiros meses de vida os bebês são capazes de discriminar, de comparar e diferenciar entonações da fala de sua mãe e presta atenção, essas habilidades são referências que constituem a base da comunicação precoce. Por volta de um ano, começam as primeiras palavras do seu dia a dia. As crianças nesta faixa etária devem possuir cerca de cinqüenta palavras, sendo que podem ser desenvolvidas por volta dos dezoitos meses de idade em crianças atrasadas. Aos dezesseis e trinta e um meses, faz a utilização de enunciados sucessivos (mãe-linda-oi), utiliza duas palavras com conceitos formados previamente com dois enunciados (mamãe linda - mamãe vem, domina e utiliza com certa freqüência nome, verbo (bola-nenê), esta deve ter conhecimento simbólico, imitação diferida e diferenciação do eu e do resto (ZORZI, 2002).

No desenvolvimento da linguagem vários aspectos podem afeta-lá e/ou que refletir a interação mútua cognição e linguagem, segundo ao Comitê de Languagem Hearing Association, dentre eles:

Dificuldade de atenção e memória;

Inflexibilidade, impulsividade ou pensamento e maneira de agir desorganizadas;

Processamento inadequado de informação;

Dificuldade em processar informação abstrata;

Dificuldade em adquirir nova informação;

Processo não adequado para recuperar a informação armazenada;

Comportamento social não apropriado ou pouco convencional;

Alterações na velocidade do processamento da informação;

Lentificação na velocidade do processo de informação, assim como problemas de fluência verbal que podem afetar os termos de conversação, no inicio e no final de frases;

As dificuldades perceptivas podem conter problemas de interpretação das mudanças na expressão facial, o que pode influenciar nos processos de comunicação da criança com o ambiente;

As dificuldades na capacidade de raciocinar encerram, como para captar duplo sentido, o sarcasmo ou humor;

Os problemas de linguagem podem afetar a mesma situação de comunicação quanto à capacidade da criança para se situar em relação a um interlocutor e ao mesmo tempo o objeto da comunicação ou compreensão da linguagem(JAKUBOVICZ, 2002).

Conclui-se que a comunicação é a troca de informações e um fato social, todos os animais se comunicam somente os humanos possuem um código tão complexo como a linguagem, onde é usada para aspectos sociais, culturais, artísticos, científicos, é poesia e criação e às vezes necessárias para sobrevivência. O comportamento social tem por base as possibilidades de comunicação. Porém, aquelas pessoas com alterações de comunicação, seja por um atraso ou por uma patologia, terão dificuldades sociais e talvez emocionais, podendo criar sérios problemas pessoais.
 
REFERÊNCIA
JAKUBOVICZ, R. Atraso de linguagem: diagnóstico pela média dos valores da frase(MVF). Rio de Janeiro: Revinter, 2002.
PUYUELO, M. et al. Manual de Desenvolvimento e Alterações da Linguagem na Criança e no Adulto. Porto Alegre: Artmed, 2007.
ZORZI, J.L. A intervenção fonoaudiológica nas alterações da linguagem infantil.2ª. Rio de Janeiro: Revinter, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Esclerose Lateral Amiotrofica : Um depoimento

Meu 2017 começou e nunca tive tantos compromissos marcados (ainda que fossem exames ou consultas). Descobri exames tão desconfortáveis e t...

Postagens mais visitadas