Os mais vendidos

A IMPORTÂNCIA DA LARGURA DA BANDA (FAIXA) DE FREQUÊNCIA DE UM APARELHO AUDITIVO

No passado, a limitação da largura da banda de frequência alta em aparelhos auditivos analógicos geralmente era resultado da performance eletroacústica. Com aparelhos auditivos de alta potência especificamente, era muito difícil obter níveis de saída adequados para frequências acima de 4.000 Hz. Recentemente, entretanto, com o avanço da tecnologia empregada no desenvolvimento de novos receptores, as limitações da lagura de banda agora são impostas por outros fatores.


Em todos os aparelhos auditivos digitais, há um limite absoluto para largura da banda, resultado direto do processo de amostragem. A amostragem é necessária para converter os sinais sonoros na entrada do aparelho auditivo em uma transmissão separa de representações digitais.

A taxa de amostragem deve ser alta o suficiente para assegurar que o sinal acústico continuamente variável seja representado no processador digital com fidelidade adequada. A seleção da taxa de amostragem é baseada num princípio fundamental de processamento digital do sinal que diz que a frequência mais alta que pode ser representada adequadamente após a amostragem é pouco menos da metade da taxa de amostragem. Para ouvintes com audição normal, o limite máximo de frequência é geralmente considerado 20.000 Hz, assim a taxa de amostragem necessária é mais de 40.000 Hz. Na verdade, para um som digital gravado usando o formato padrão de um disco compacto (CD) é usada uma amostragem de 44.100 Hz.

Infelizmente, o uso de taxas de amostragem relativamente alta pode ter efeitos colaterias indesejados. O processador de sinal digital dentro de um aparelho auditivo moderno é programado para modificar os sinais sonoros a uma taxa igual ou proporcional a taxa de amostragem. Um efeito prático desta relação é que taxa de amostragem mais elevada gera maior consumo de energia, reduzindo a vida útil da bateria. Projetistas de aparelhos auditivos digitais enfrentam um dilema complicado: ampliar a largura da banda do aparelho significa reduzir a vida útil da bateria. Consequentemente é comum para aparelhos auditivos que a taxa de amostragem seja aproximadamente 20.000 Hz. Esta escolha significa que o limite máximo da largura de banda em termos de som produzido pelo aparelho auditivo deve ser de aproximadamente 10.000 Hz. Em alguns aparelhos a taxa de amostragem pode ser de , até 16.000 Hz, resultando em uma largura de banda acústica de menos de 8.000 Hz.

Fonte: PHONAK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Esclerose Lateral Amiotrofica : Um depoimento

Meu 2017 começou e nunca tive tantos compromissos marcados (ainda que fossem exames ou consultas). Descobri exames tão desconfortáveis e t...

Postagens mais visitadas